12 de out. de 2022


Tradição, curadoria de produtos e atendimento personalizado contam a história da Delly Gil, que completa 33 anos

Fui conhecer a Delly Gil, que este ano completa 33 anos! Não se pode chamar de delicatessen e nem de mercadinho, uma vez que tem uma gama de produtos de alta qualidade e muita variedade, tanto internacional quanto nacional. Localizada no coração do Leblon, bairro mais charmoso do Rio, existe uma história de amor que merece ser contada: a da Delly Gil com seus clientes. Patisserie, delicatessen, mercado ou armazém, a Delly Gil é tudo isso e mais um pouco: é um ponto de encontro de quem aprecia alta gastronomia, ótimos vinhos e, sobretudo, bom papo.


Não posso apontar quem atende melhor, pois todos os funcionários conhecem cada produto vendido na loja e sabem tirar todas as dúvidas dos clientes, e indicar o melhor produto, tanto para o bolso rs, quanto para a mesa. São funcionários de anos, simpáticos, atenciosos, engraçados na hora de explicar cada produto, sabem dar uma aula, e o cliente saí muito satisfeito.

Criada por Gilmar Pirozzi, que, hoje, divide a frente do balcão com a filha, Lívia Pirozzi, a Delly Gil exibe mais de 3 mil itens em seus 150 metros quadrados de área. São produtos variados, nacionais e importados, e alguns de fabricação própria: azeites, massas, condimentos, bacalhau, assados, queijos e especiarias. “Fomos evoluindo junto com os clientes. Quanto mais eles exigiam, mais eu corria atrás”, diz Gilmar, o Gil, um botafoguense apaixonado que conhece os clientes pelo nome e pelas preferências.

Lívia Pirozi, a maior conhecedora de azeites, se tiver uma dúvida a procure!

Ele destaca, justamente, que o grande diferencial da Delly Gil é o atendimento. E o foco é na curadoria dos produtos oferecidos na casa. “Esse é o grande segredo, a fórmula do sucesso. E tem a ver com tradição, pesquisa e conhecimento do mercado”, diz Livia.

Esse conhecimento, adquirido na convivência com o pai desde que tinha 12 anos de idade, Livia aprendeu a compartilhar com os atendentes que são atração à parte na Delly Gil. Entre eles, Kinho, que conhece os truques do azeite, da boa massa italiana e daquele queijo de cabra exclusivo da casa. “Somos uma equipe unida demais. Nos comunicamos pelo olhar”, conta ele.


A casa está sempre cheia, impressionante, no tempo em que permaneci, vários clientes foram à Delly, procurando algum produto e com certeza acharam. Sempre bem assessorados pelos atendentes. 

Mas é pelo paladar que essa turma se encontra. Livia se tornou uma especialista em azeite e, nas viagens que faz mundo afora, escolhe a dedo os produtos que vai vender na Delly Gil. “Identificar tendências é uma arte. O mix é enorme. Por isso é fundamental conhecermos nossos clientes a fundo”, conta Livia.


Essa clientela fiel que gosta de ir à loja não ficou órfã durante a pandemia. Sempre atenta às inovações, Livia transformou o site da Delly Gil em uma enorme vitrine com os produtos, que também passaram a ser vendidos por WhatsApp. “O cliente seleciona as mercadorias e clica em um botão que o direciona ao atendimento por WhatsApp, em que ele solicita um orçamento e finaliza a compra. Com isso, a Delly oferece um serviço customizado para seus clientes, reforçando o relacionamento com eles”, conta.

Azeite Balsâmico. top de linha.



A cada dez minutos sai uma fornada de torradinhas feitas na própria casa, tudo isso preocupação para que o cliente prove as torradas, com pastas que irão levar para casa, com frios, geléias. Achei a idéia genial, e adorei o carinho com o cliente, não é coisa que se vê muito hoje em dia.


Diferenciar tendências e modismos é outro diferencial da Delly Gil na hora de definir o seu mix de produtos. “É importante identificar os produtos que estão caindo no gosto das pessoas e os novos hábitos do momento. Durante o isolamento social, por exemplo, as pessoas decidiram inventar pratos novos na cozinha”, constata Livia.

Adorei conhecer a Lívia e tirar várias dúvidas sobre azeites.

Ela conta que houve um aumento na procura por itens diferentes dos habituais, o que ampliou a experiência gastronômica desses consumidores. “Temos os nomes e os contatos dos clientes organizados em um grande banco de dados para que eles não tenham que repetir essas informações a cada compra”.


A casa tradicional e atual ao mesmo tempo é super requisitada. Amei o atendimento e o tratamento dos atendentes com os clientes, tratando todos iguais. Achei divino as possibilidades de insumos que você pode achar, quantos tipos de azeite, quantos tipos de salame, pastas etc.

Esqueci de contar: a casa é frequentada por vários chefs que procuram insumos diferentes e que gostam de ousar na cozinha. Produtos com qualidade na certeza de que são oferecidos  frescos.


Endereço: Rua Gilberto Cardoso, s/n - boxes 58 a 74 (Cobal do Leblon) - Rio de Janeiro - RJ

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